Por Mestre Pastinha
Publicado no Jornal Tribuna da Bahia em 29 de julho de 1973
(Apud MESTRE BOLA SETE, 2005, 19-20)
Não sabemos com certeza a origem da capoeira. Alguns mestres acreditam que foi uma criação dos africanos no Brasil. Entretanto, a maioria afirma que as raízes vieram da África, oriundas de antigos rituais. Acredito seja esta afirmativa provável, desde quando dela participam os mais antigos mestres baianos, descendentes de africanos. Como sabemos, todos os documentos referentes à escravidão no Brasil foram queimados no Governo de Deodoro da Fonseca, por ordem de Ruy Barbosa, na época Ministro da Fazenda. Dessa forma, a única maneira de conhecermos a origem da capoeira é por meio da transmissão oral e a melhor fonte de informações, como não poderia deixar de ser, eram os negros africanos.
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Mestre Faísca |
Conta-se que na África, em Angola, existia um ritual bastante violento chamado “jogo da zebra”, onde os negros lutavam aplicando cabeçadas e pontapés e os vencedores tinham como prêmio as meninas da tribo que ficavam moças. Os primeiros escravos africanos a chegar no Brasil, e os que vieram em maior número, foram os negros bantos de Angola e também os que mais se distinguiram na prática da capoeira, na Bahia. No cativeiro, os negros tiveram que disfarçar a luta em dança, com a introdução de instrumentos musicais e movimentos cadenciados, para poderem praticá-la sem suspeitas, embora alguns senhores permitissem aos senhorinhos, como eram chamados os filhos dos senhores do engenho, o aprendizado da luta.
Devido aos maus-tratos recebidos, os negros freqüentemente fugiam para o mato e refugiavam-se numa clareira ou Capoeira, onde enfrentavam os feitores ou capitães-do-mato, que os perseguiam, fugindo, em seguida, para os quilombos, onde praticavam livremente a luta.
Conta-se que , quando um negro escravo fugia e o feitor retornava sem conseguir capturá-los, o senhor do engenho indagava:
- Cadê o nego?
- Me pegou na capoeira! – Respondia o feitor, referindo-se ao local onde fora vencido.
Daí o nome conservar-se até hoje: Capoeira Angola.
Mesmo depois de abolida a escravidão, os capoeiristas continuaram a sofrer perseguições e eram malvistos pela sociedade. Apesar das dificuldades, a capoeira angola sobreviveu, mas foi-se modificando ao longo dos tempos com a criação de novos movimentos e cântigos, de grande importância para o folclore. Mas o importante é sabermos que a capoeira nasceu em nome da liberdade, na luta contra a escravidão.
Atualmente, além da capoeira angola, temos a capoeira regional baiana, criada pelo Mestre Bimba, na década de 30, a partir da capoeira angola, além de outras modalidades criadas recentemente. Portanto, como acabamos de ver, tudo foi criado a partir do estilo original de angola. Esperamos que um dia a capoeira não seja vista apenas como uma manifestação folclórica de nossa terra, e, sim, como parte integrante da História do Brasil.